Práticas ocultas podem resolver nossos problemas?

Autor : Pr. Natanael Rinaldi

Fazendo uma caminhada pela orla da praia encontrei um folheto no chão e o peguei dado que havia uma indicação que me despertou a curiosidade. Passo a ler o folheto que trazia um convite:

Clinica Espiritual – Encontre a solução para seus problemas: AMOR – NEGÓCIOS – DEPRESSÃO – VISÕES DE VULTOS – FAMÍLIA – DOENÇAS ESPIRITUAIS – VICIOS, etc. Não perca mais tempo venha HOJE mesmo fazer uma consulta espiritual e livre-se de tudo que lhe oprime e NÃO DEIXA VOCÊ SER FELIZ! – TRAZEMOS A PESSOA AMADA DE VOLTA “.

Depois trazia o endereço da vidente que fazia propaganda tão bombástica de resolver todos os problemas sentimentais e financeiros.

Mas a pessoa que se envolve como uma guia espiritual na solução dos problemas descritos pode ser chamada por que título?

A pessoa descrita trabalha no campo espiritual chamado ocultismo. E ocultismo é uma prática condenada pela Bíblia. Naquele tempo chamavam-se bruxas, astrólogos, feiticeiros, videntes etc. os que se envolviam o ocultismo.

O que é ocultismo?

A palavra ocultismo significa secreto, segredo. Refere-se ao conhecimento secreto ou oculto, disponível ao iniciador, ao sobrenatural e muitas vezes aos fenômenos sobrenaturais.

Uma pessoa que se envolve com tais práticas ocultistas ela está sendo guiada por Deus?

Não. Ela está em trevas e Jesus declarou que quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Ele disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo 8.12). Noutra ocasião ele disse, “… a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.” (Jo 3.19,20).

O que diz a Bíblia sobre tais práticas ligadas ao ocultismo?

Deus teve no passado o cuidado de orientar o seu povo através de Moisés e ele escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, onde encontramos severas advertências de Deus contra práticas ocultas. Uma parte da Bíblia, por exemplo, condena a astrologia. Pessoas que estão envolvidas com consultas a horóscopos, signos supondo que suas vidas são dirigidas por astros, estão agindo contra a vontade de Deus e não podem ser felizes. Está escrito: “… não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.” (Dt 4.19). Quem confia na posição dos astros para conhecer o seu futuro sofre o desprezo de Deus porque está agindo fora da sua vontade. Está revelando que não confia em Deus, mas põe sua confiança nos signos.

E quem consulta uma médium ou feiticeira está também agindo contra a vontade de Deus?

Sim. O caso mais grave na Bíblia é o caso de Saul que foi abandonado por Deus por causa da sua desobediência e Deus não mais lhe dava conhecimento da sua vontade. Ele ficou desesperado por que vinham os seus inimigos contra ele e ele o que faz? Vai um busca de uma médium espírita para a consultar. Qual o resultado? Diz a Bíblia assim: “ Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.” (1 Cr 10.13). E não foi só Saul que procedeu mal aos olhos de Deus. Manasses também foi um rei que se tornou proverbial para quando se queriam fazer referências desairosas sobre pessoas que desobedeciam a Deus. Logo era citado Manasses como o mau exemplo de rei que se envolveu com práticas abomináveis aos olhos de Deus. “Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.” (2 Cr 33.6). Já pensou uma pessoa pecar propositadamente para zombar de Deus? “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gl 6.7,8)

Quando uma pessoa que se acha envolvida com situações sentimentais ou financeiras difíceis, em verdadeiro desespero, deve recorrer ao ocultismo para solução do seu problema?

Não. Jesus é a solução. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11.28-30). E mais: Jesus promete jamais rejeitar qualquer pessoa que o busque com sinceridade: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (Jo 6.37)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: