Panetone ou pizza na final do Brasileirão?

Panetone ou pizza na final do Brasileirão?
Estou postando a minha redaçao do Enem (dez/2009) da qual, consegui 900 pontos. \o/ por: Dandara A.M.L Silva

Há muito tempo que não nos causa espanto, repulsa ou indignação, denúncias de escândalos sexuais, corrupção ou crimes fiscais, vinculadas a membros do poder público ou entre civis. Nos acostumamos e acomodados com a cultura do “jeitinho brasileiro”, e agora protagonizamos uma grava crise ética na política e dentro de nossos lares.

Foi manchete até nos jornais internacionais, a última denúncia envolvendo políticos brasileiros e a passividade da população brasileira, acostumada com tal situação. Al Capone, Pablo Escobar e até mesmo o fictício Poderoso Chefão, ficariam admirados com a criatividade do jeitinho brasileiro, infelizmente, não apenas na política.

Rimos sem prestar atenção das ironias sarcásticas do Arnaldo Jabor e de programas como o CQC da Bandeirante, o programa do Jô da Rede Globo o Furo MTV da MTV, entre outros, e ignoramos também as conseqüências dessa passividade e da impunidade que está enraizada na nossa cultura e não apenas na política. Virou moda entre os jovens brasileiros, cometer atos violentos e repugnantes, e depois exibi-los na internet, e inacreditavelmente, seus pais, ao invés de repreendê-los e educá-los, vêm a público e os defendem, dizendo que são apenas crianças. Se “crianças” são capazes de tal nível de violência, imagine na idade adulta?

A falta de ética e honestidade não se restringe à Brasília, é uma epidemia colonial presente em todo território nacional, ela está nas ruas, nas universidades, nas praças, padarias, shoppings, nas nossas casas, na maneira que educamos nossos filhos e também, nas prefeituras, câmaras, senados e congressos.

Ontem foi o escândalo com o vídeo envolvendo o governador de Brasília e membros do DEM, com esquemas de propina, hoje estamos sentados reclamando das atitudes dos nossos representantes antes de começar a novela, porque, depois, estaremos ocupados discutindo calorosamente sobre o que vai acontecer no próximo capitulo e sobre quem vai vencer o Brasileirão. E amanhã?

Bem, amanhã, caiu no esquecimento, a mocinha da novela separou do mocinho graças a um plano diabólico da vilã, outro jogo de futebol, carnaval chegando, e enquanto comemos pizza e de sobremesa panetone, assistimos a um novo escândalo.

Dandara A.M.L Silva

Uma resposta to “Panetone ou pizza na final do Brasileirão?”

  1. \o/ postou o texto
    ^^

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: