Desafio de autoimagem: você é o que acredita ser?

Durão ou sensível disfarçado? Brava ou tímida? Sedutor ou apenas um bom tagarela boa praça? É muito comum as pessoas fazerem de si uma imagem que muitas vezes não corresponde de fato ao que elas são, e que, em geral, é a que os outros enxergam.

Seja para tirar vantagem ou até mesmo por dificuldade de percepção da autoimagem, elas sempre acabam distorcendo, nem que seja um pouquinho, a visão que tem de si mesmas e isso gera certo desconforto quando alguém aponta este descompasso. “Temos dificuldade de identificar exatamente como somos, porque criamos uma versão sempre mais completa de nós mesmos que corresponde sempre ao que acreditamos ser o ideal de personalidade mais aceitável socialmente, porém, pode ocorrer também o oposto, ou seja, exageramos um pouco nas qualidades que achamos ruins buscando no outro o reforço positivo que atenua nossos defeitos”, explica a psicóloga da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, Áurea Caetano.

Áurea explica que a autoimagem é formada de acordo com as referências que recebemos ao longo da vida e pode retratar algum trauma ou distúrbio, dependendo do caso, mas que em geral, as pessoas criam um perfil sem ter total consciência de que estão fazendo isso.

“Quando a ideia que a pessoa tem de si mesma é muito distorcida, há algum problema mais sério que pode levar a distúrbios alimentares ou de personalidade, porém, na maioria dos casos são distorções normais que vão se alterando com o passar do tempo e das experiências vividas”, diz a especialista.

Nesse último caso, as grandes prejudicadas são as relações humanas na medida que alguém com autoimagem distorcida tem dificuldades em perceber defeitos, erros e limitações . Mas e você? Será que você é o que de fato acredita ser?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: